2020-10-16

CNA e Filiadas em Lisboa em defesa da Agricultura Familiar e do mundo rural

 

Esta sexta-feira, 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação, agricultores e agricultoras vindos de vários pontos do país, manifestaram-se em Lisboa em defesa da Agricultura Familiar e do mundo rural.

Foi uma grande iniciativa da CNA e Filiadas. Perante as dificuldades que se vivem no país, e nos campos em particular, os agricultores levaram as suas reclamações e propostas até aos Órgãos de Soberania. 

De forma organizada e cumprindo todas as exigências e recomendações das autoridades de saúde, desfilaram em manifestação desde o início da avenida D. Carlos até à Assembleia da República, levando consigo palavras de ordem pela concretização do Estatuto da Agricultura Familiar, por um Orçamento do Estado para 2021 com verbas para a Agricultura Familiar, pelo pagamento dos prejuízos causados por javalis e outros animais selvagens, por escoamento a preços justos à produção, por rendimentos dignos para os agricultores. 

A CNA teve oportunidade de fazer chegar estas e outras reclamações à Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República e à residência oficial do Primeiro-Ministro, onde duas delegações da Confederação foram recebidas para entregar um documento. 

Frente à Assembleia da República houve espaço para intervenções de dirigentes a testemunhar as dificuldades vividas em diversas regiões e também muitos agricultores deram voz aos seus problemas concretos e às suas aspirações. 

No regresso a casa e aos campos, fica a certeza do dever cumprido de lutar por um país mais justo e solidário, que não se pode esquecer daqueles que com o seu trabalho alimentam a população com alimentos saudáveis e sustentáveis.
Continuaremos atentos, expectantes e interventivos, para que as nossas vozes sejam ouvidas e as nossas propostas implementadas. 
 
Consulte o Comunicado da CNA com as propostas e reclamações.