2020-07-22

UABDA reúne com lesados dos ataques de javalis e de outros animais selvagens

 

Cerca de 20 agricultores reuniram com a União de Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro (UABDA), no dia 18 de Julho, na Junta de Freguesia de Couto Esteves – Sever do Vouga.

Os estragos causados pelos javalis, nomeadamente, a destruição de campos de milho, pomares de maçã e mirtilo, de estufas e sistemas de rega e a iminência de ataques a pessoas, já levaram agricultores a desistir de produzir. Segundo os agricultores do Distrito de Aveiro, a situação é critica em toda a região das serras do Monte Muro, Freita e Gralheira e acontece com muita regularidade.

A CNA e as suas Filiadas já alertam para esta situação há largos meses, mas o problema continua por resolver, continuando a causar grandes prejuízos aos agricultores. Desta forma, são necessárias medidas urgentes e eficazes, designadamente a atribuição de indemnizações por forma a ressarcir os agricultores pelos prejuízos provocados por animais selvagens. Além disso, é imperativo que as entidades competentes como o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) garantam o controlo das populações de animais selvagens para que, também assim, a situação se regularize.