2020-06-03

Chuva, Ventania e Granizo provocam grandes prejuízos em várias Regiões

 

Ministério da Agricultura e Governo devem atribuir ajudas excepcionais

aos Agricultores afectados, inclusive para salvar as suas Explorações !

As fortes intempéries que no passado fim-de-semana se abateram sobre algumas Regiões, com Chuva, Ventania e Granizo, causaram grandes prejuízos aos Agricultores em praticamente todas as Culturas, de Hortícolas, a Batatais, a Pomares, Vinhas e Olivais.

E para além dos prejuízos avultados – as primeiras estimativas somam algumas dezenas de milhões de Euros com as Produções perdidas - nos Concelhos mais atingidos, os danos, nomeadamente em Culturas Permanentes, verificam-se também em Plantas e Árvores o que ameaça ainda mais a sobrevivência de muitas Explorações Agrícolas.

Sublinhando a convergência de alertas e reclamações com outras Entidades e Instituições, a CNA e Filiadas reclamam ao Ministério da Agricultura e ao Governo uma intervenção imediata e capaz de evitar a falência de centenas de Agricultores muitos dos quais até já sofreram outras calamidades ainda recentes e que, também por isso, se encontram descapitalizados.

De salientar que sai caro aos Agricultores a maioria dos Seguros Agrícolas os quais tendem para segurar… as Seguradoras mais que os eventuais beneficiários das Apólices.

No contexto, a CNA reclama ao Ministério da Agricultura e ao Governo, e designadamente:

--- O rápido e criterioso levantamento dos prejuízos, e Cultura a Cultura, Freguesia a Freguesia, com a consequente declaração de “calamidade pública”.

--- A atribuição de uma Ajuda de facto excepcional, a fundo perdido, calculada em função dos prejuízos por cada Cultura afectada, região a região, e com um tecto ou limite máximo – com “plafond”  - por Agricultor e considerando toda a respectiva situação.

--- O aumento da comparticipação pública – com carácter excepcional embora - nos Projectos no âmbito do PDR 2020 e da medida “Restabelecimento do Potencial Produtivo“ – ou seja, nos Projectos para recuperar a Exploração afectada para esta voltar a produzir em boas condições.

***

Sim, o Ministério da Agricultura e o Governo têm que agir rápida e eficazmente, designadamente com a atribuição dos meios financeiros indispensáveis!

De outra forma, os prejuízos e a falta de capacidade financeira  de centenas e centenas de bons Agricultores, vão atirá-los para a falência e para o abandono forçado da sua actividade produtiva agrícola. Vão contribuir para a redução das Produções Regionais e da Produção Nacional. Vão fragilizar ainda mais a coesão social e territorial nos Concelhos mais atingidos.

 

Coimbra, 3 de Junho de 2020          //         A Direcção da C N A

 

Comunicado CNA