2020-05-11

CEVC considera medidas da Comissão Europeia ineficazes e insuficientes face à crise no sector leiteiro europeu

Bruxelas, 8 de Maio de 2020

Os excedentes de produtos lácteos e os preços mais baixos para os agricultores devem ser confrontados com a redução obrigatória dos incentivos à produção. A regulação e a estabilidade do mercado bem como a recuperação dos preços devem ser uma prioridade.

O impacto da pandemia da COVID-19 está a fazer-se sentir duramente no sector leiteiro. Desde o início de Março, assistimos ao colapso do mercado com excedentes de leite e a uma preocupante queda dos preços para os produtores. Face a esta situação urgente, a Coordenadora Europeia Via Campesina (CEVC) solicita à Comissão Europeia que tome medidas para resolver a situação, regular e estabilizar o mercado e os preços no produtor.

Para remediar esta situação, a Comissão Europeia adoptou, em 22 de Abril, um pacote de medidas que prevê um montante de 80 milhões de euros para o sector agrícola e pecuário, dos quais 30 milhões de euros para o sector leiteiro. Neste último sector, as medidas destinam-se à armazenagem privada de leite em pó desnatado, manteiga e queijo.

A CEVC denuncia que estas medidas, para além de tardias e insuficientes, mostram mais uma vez que a Comissão Europeia se preocupa com a produção e não com os produtores, quando neste momento se perdem mais de 1000 agricultores por dia na Europa.

Estas medidas não impedem o crescimento da produção de leite, uma vez que não existe um controlo coordenado dos volumes. Estas medidas não aliviarão suficientemente o mercado e não impedirão a queda dos preços no produtor. Além disso, estas existências irão, durante muitos mais meses, fazer baixar os preços no produtor (como observado em 2016 e 2017). Consequentemente, estas medidas conduzirão novamente a muitos abandonos de explorações agrícolas de todas as dimensões e constituirão um importante obstáculo à incorporação de jovens.

Desta forma, o verdadeiro impacto da armazenagem de produtos lácteos é proteger os interesses da indústria, assegurar que a era dos preços baixos dure muitos meses e facilitar as prioridades neoliberais e os acordos de livre comércio incoerentes.

Além disso, a CEVC lamenta profundamente que as medidas de apoio ao sector leiteiro cheguem um mês e meio após o início da crise e provavelmente (na melhor das hipóteses) não tenham algum impacto nos mercados durante mais um mês, desde que sejam aprovadas e aplicadas. Nesta linha, deve também ser salientada a inadequação deste apoio financeiro. Fala-se de 80 milhões de euros para ajudar uma vasta gama de sectores, enquanto em 2016 o apoio ao sector leiteiro ascendeu a 500 milhões de euros.

Nesse contexto, a CEVC exige à Comissão:

  • A revisão dos valores dos preços de intervenção para que não sejam inferiores aos custos médios de produção;
  • O lançamento da intervenção pública e da regulação do mercado no sector do leite e dos produtos lácteos;
  • A activação da redução obrigatória e compensada do volume de produção;
  • Que a redução também pode ser alcançada através da extensificação da produção, financiada, por exemplo, pelo Banco Europeu de Investimento. Deste modo, é dada uma contribuição para os objectivos do Pacto Verde e para a estratégia "do prado ao prato”;
  • Compensação por parte do queijo que não pôde ser vendido com as indicações de qualidade DOP e IGP, e sua posterior distribuição a várias instituições de caridade para entrega a pessoas em situações precárias.

A crise da COVID-19 mostra-nos até que ponto dependemos actualmente de um sistema globalizado totalmente insustentável. Agora, mais do que nunca, precisamos de ter mais pequenas e médias explorações agrícolas espalhadas por todos os territórios, bem como explorações com um maior grau de autonomia e que pratiquem a agro-ecologia, produzam e vendam perto dos consumidores.

É por isso que precisamos de instrumentos públicos para a regulação do mercado. Estes devem permitir reacções rápidas e eficazes, que protejam os produtores dos preços voláteis. Não podemos aceitar ser vítimas de todas as crises que ocorrem, sejam elas crises financeiras, geopolíticas, sanitárias ou climáticas. A extensão e a duração desta crise, bem como as possibilidades de uma recaída, são ainda desconhecidas; contudo, o que para nós é claro é que a produção agrícola e pecuária local e em pequena escala garante uma alimentação saudável e suficiente para todos os cidadãos europeus.