2020-04-28

Projecto Produzir no campo, vender na cidade - lança plataforma on-line cultivar.pt

 

A ADACB - Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco, na qualidade de líder do projecto “produzir no campo, vender na cidade”, acaba de lançar a plataforma on-line “cultivar.pt” que pretende, numa primeira fase e num momento tão complexo como o que estamos a atravessar face à Pandemia do Covid 19, criar um espaço virtual que promova a comercialização de produtos locais e que, ao mesmo tempo, estabeleça uma ligação estreita entre produtores e consumidores.

Numa segunda fase, este espaço contemplará informação sobre mercados, feiras, romarias e outros certames da região centro, com identificação de produtores e produtos, integrando ainda um estudo sobre esta temática e a disseminação de boas práticas.

Os promotores desta iniciativa reforçam que “nestes tempos complexos e de pandemia temos que ficar em casa, por nós e por todos. Mas, ao mesmo tempo, precisamos de fazer compras e de garantir a nossa alimentação. E quem produz precisa de vender os seus produtos. Os produtores precisam de obter rendimentos para continuarem a sua actividade e garantirem a sua subsistência.”

Neste sentido, a ADACB defende que “com mercados e espaços comerciais fechados abrimos, nesta plataforma, um mercado virtual, onde se podem comprar produtos sem sairmos de casa. Este projecto verdadeiramente solidário pode, através desta plataforma, ajudar quem produz a escoar os seus produtos.”, solicitando aos “agricultores e produtores locais que se inscrevam neste mercado virtual para que ele tenha uma oferta alargada e seja suficientemente atractivo para quem compra e quem vende. “

A ADACB estimula ainda “toda a Região Centro e a população de cada um dos seus seis distritos a envolver-se nesta iniciativa, apoiando-a e divulgando as suas enormes potencialidades, para que ela alcance, rapidamente, os seus objectivos.”

A construção desta plataforma digital é uma das acções contempladas no projecto “produzir no campo, vender na cidade”, promovido em toda a região centro e com financiamento aprovado no âmbito do PDR 2020 (Área 4 – Observação da agricultura e dos territórios rurais).

Esta iniciativa que tem por base uma parceria alargada, pretende semear a esperança e ganhar espaço ao futuro, valorizando o mundo rural e em particular os que trabalham a terra, combater a desertificação territorial, inovando procedimentos, sistematizando e melhorando a informação e comunicação sobre produtos, produtores, mecanismos de distribuição e espaços de comercialização.

 

Fundão, 27.04.2020

A ADACB

 

Comunicado