2020-04-23

25 de Abril, Sempre !

 

Em defesa da Agricultura Familiar! Em defesa da Soberania Alimentar!

Em defesa da Democracia!

Nas comemorações dos 46 Anos do 25 de Abril de 1974, a CNA saúda a “Revolução dos Cravos” e os “Militares de Abril”, saúda os Agricultores e todo o Povo Português!

Comemorar o 25 de Abril também é lembrar aqueles que, antes do 25 de Abril, lutaram para derrubar a ditadura fascista e conquistar a Democracia.

Comemorar o 25 de Abril é lembrar e saudar o movimento entusiasta de organização que Abril despoletou junto dos Agricultores Portugueses e de outros Rurais em torno da defesa de direitos e da resolução de problemas concretos.

Assim, logo a seguir ao 25 de Abril, foram criadas dezenas de associações de Agricultores, aos níveis concelhio, distrital e até nacional.

Os até aí “Grémios da Lavoura” foram transformados em Cooperativas Agrícolas em que a regra-base era - “cada cabeça (cada sócio) um voto”. As “Casas do Povo” foram democratizadas e colocadas a prestar serviços essenciais às Populações e foram extintos os “Foros”. Vários Organismos do Estado foram colocados ao serviço da Lavoura inclusive para assegurar escoamento dos Bens Agro-Alimentares a Preços garantidos à Produção Nacional.

A Sul do País, os trabalhadores agrícolas souberam conquistar o acesso à terra para produzir.

Foram aprovadas Leis importantes como a “Lei do Arrendamento Rural” com garantia dos direitos dos Rendeiros e a “Lei dos Baldios” que devolveu aos Povos e Compartes os territórios Baldios.

A Constituição da República Portuguesa, aprovada em Abril de 1976, é filha legítima do 25 de Abril e, ainda hoje, consagra direitos importantes do nosso Povo e regras essenciais da Democracia.

A própria CNA, Confederação Nacional da Agricultura, criada no início de 1978, soube agregar no seu seio uma grande profusão de Movimentos Sociais de Norte a Sul do País e Ilhas, de agricultores, compartes dos baldios, rendeiros, casas do povo, dando-lhe uma dimensão nacional e proclamando junto do poder de Abril as principais reclamações da Lavoura Nacional.

Sim, a partir do 25 de Abril, graças a muita luta, melhoraram as condições de vida e de trabalho dos Agricultores e do Povo Português em geral.

E nem as dificuldades e os recuos verificados ao longo de anos em consequência de más Políticas Agrícolas e de Mercados aplicadas por sucessivos Governos e aplicadas pela PAC, Política Agrícola Comum, da então CEE e agora União Europeia, apagam a real importância das conquistas proporcionadas pelo 25 de Abril de 1974.

Por isso, 25 de Abril, Sempre !  

Sempre, e também em defesa da Democracia, nestes momentos em que os saudosistas da ditadura fascista – os inimigos do 25 de Abril – querem “confinar” o 25 de Abril ao silêncio e querem atacar a Democracia a pretexto da crise epidémica provocada pelo “Covid-19”. Não o vão conseguir!

A  CNA valoriza as comemorações do 25 de Abril em 2020, adere ao apelo da “Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de Abril” e apela para todos os Agricultores para que, às 15 horas do dia 25 de Abril, às janelas de suas casas ou onde estiverem, cantem a “Grândola Vila Morena”  e o Hino Nacional.   A sede nacional da CNA vai ser um polo de dinamização desta iniciativa com a projecção de som para a Rua do Brasil, em Coimbra.

A luta continua !

25 de Abril, Sempre !

Em defesa da Agricultura Familiar !

Em defesa de uma Alimentação acessível e de qualidade !

Em defesa da Democracia !

***

 

Coimbra, 23 de Abril de 2020

                          A Direcção da C N A

 

Comunicado