CNA em acção de divulgação na Feira de Penela

Representantes da CNA estiveram na Feira de Penela, a 30 de Agosto e novamente a 6 de Setembro, em acções divulgação do “8º Congresso da CNA e da Agricultura Familiar” e de distribuição da revista Voz da Terra.

No contacto com os Agricultores a CNA ficou a saber que estes se vêem confrontados com frequentes ataques de javalis e veados às suas culturas – inclusive em culturas permanentes como árvores de fruto, olivais novos, entre outras – provocando significativos prejuízos, a somar aos já elevados custos de produção.

Assim, e tendo até em conta as consequências dos incêndios na Região Centro (e agora mais recentemente no Algarve), que obrigam animais a deslocarem-se em busca de alimento, é necessário que o Ministério da Agricultura e o Governo actuem de outra forma e estabeleçam um sistema de indemnizações efectivas para acudir a estas situações, pois não podem ser os agricultores a alimentar os animais selvagens.

Os produtores queixam-se também da falta de escoamento para os seus produtos hortícolas, como favas ou feijões. Aliás, a par com os baixos preços na produção, este é um dos grandes problemas da Agricultura Familiar. É urgente garantir, através de estímulos públicos, escoamento a melhores preços para a produção nacional.