Junte-se a nós em Outubro por Boa Alimentação & Boa Agricultura!

Todos os dias, milhões de pequenos agricultores, trabalhadores rurais, pastores e pescadores trabalham arduamente para produzir alimentos maravilhosos, saudáveis e revigorantes para os nossos pratos. É algo que temos de preservar. Por toda a Europa, cidadãos estão a lutar por Boa Alimentação & Boa Agricultura!

Junte-se a nós este Outono e contribua para um movimento poderoso. Faça parte dos Dias Europeus de Acção por Boa Alimentação & Boa Agricultura! No ultimo fim-de-semana (27 e 28) de Outubro de 2018.

A alimentação e a agricultura industriais provocam alterações climáticas, perda de natureza, exploração ilegal de madeira, escassez de água e poluição, tanto na UE como em países terceiros. As corporações prosperam enquanto as explorações agrícolas familiares estão a desaparecer. Isto porque agricultores, pescadores, pastores e pequenos produtores de alimentos, que os produzem e distribuem de forma sustentável, são marginalizados a favor do grande agronegócio. Num mundo onde 800 milhões de pessoas passam fome e 1,5 mil milhões de pessoas têm excesso de peso é evidente que o sistema alimentar globalizado não funciona.

Somos parte da solução: cada vez mais cidadãos se preocupam em saber de onde vem a sua comida e como é produzida. Compram produtos sazonais, biológicos e locais. Isto mostra-nos que boa alimentação e boa agricultura são possíveis – agora e no futuro.

2018 é um momento crucial para o futuro da nossa alimentação na Europa: anualmente 60 mil milhões de euros dos impostos pagos pelos contribuintes são distribuídos pelos agricultores através da Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia. Actualmente, são os agricultores de grande dimensão que recebem a maior parte do dinheiro. Mas está em curso uma reforma da PAC e, ao mesmo tempo, muitas outras leis estão a ser discutidas, afectando a forma como produzimos e como comemos. É agora o momento de entrar em acção!

Precisamos de políticas que defendam os interesses das pessoas, dos animais e do ambiente. Precisamos de explorações agrícolas e vez de fábricas. É por isso que em Outubro, nós – o poderoso, colorido e ruidoso movimento “Boa Alimentação & Boa Agricultura”– vamos transformer as nossas panelas num símbolo europeu da boa comida e da boa agricultura. Está na hora de as nossas acções se tornarem impossíveis de ignorar. Acreditamos na Europa e que estes desafios são mais fáceis de resolver se estivermos juntos.

Queremos: +++ acesso a comida saborosa, nutritiva e culturalmente apropriada para todos +++ a relocalização da produção, transformação e consumo de alimentos +++ soberania alimentar e comércio mundial justo +++ uma reforma da PAC que seja socialmente justa, apoie um mundo rural vivo e que não prejudique outros países +++ rendimentos justos e condições de trabalho dignas para os agricultores, trabalhadores rurais, pastores e pescadores +++ melhor futuro para as comunidades rurais e para as cidades +++ mais pessoas na agricultura e oportunidades para os jovens +++ políticas alimentares que promovam a biodiversidade, protejam o ambiente e mitiguem as alterações climáticas +++ não aos OGMs +++ bem-estar animal e menos produtos animais e de melhor qualidade +++ abelhas, aves e outros animais benéficos para a agricultura sustentável +++ mais processos políticos participativos

Este Outono, junte-se a milhares de outras pessoas em toda a Europa e dê largas à sua imaginação – organize uma manifestação, um protesto, um pic-nic ou qualquer outra forma criativa de mostrar que alimentação e agricultura queremos e precisamos.

Junte-se a nós e faça parte dos Dias de Acção 2018 – 27 e 28 de Outubro!

Para responder a este apelo, contacte:

Verena Günther
info@goodfoodgoodfarming.eu
+49 30 28 48 24 37

www.goodfoodgoodfarming.eu

Apoio
+++ ARC2020 +++ BirdLife Europe +++ Bread for the World [Germany] +++ Compassion in World Farming +++ European Coordination Via Campesina +++Friends of the Earth Europe +++ Heinrich Boell Foundation [Germany/ Poland] +++ IFOAM EU +++ Meine Landwirtschaft [Germany] +++ Pour une autre PAC [France] +++ Slow Food



- Comunicado PDF