8º Congresso da CNA, integrado nas Comemorações dos 40 Anos da CNA, domingo, 15 de Abril, em Coimbra

Tudo se conjuga para a realização - Domingo, 15 de Abril - previsivelmente entre as 10h00 e as 18h30 – no Convento de S. Francisco, em COIMBRA - de um grande “8º Congresso da CNA” – com o lema: “Soberania Alimentar com a Agricultura Familiar”.

Confirma-se já uma significativa participação com 1000 Agricultores e Agricultores (Delegados), com dezenas de Convidados nacionais e de outros países europeus e africanos e Brasil.

Entretanto, após o intervalo do Almoço – a partir das 14h30 e em paralelo – vão decorrer dois Seminários temáticos:

--- “Floresta. Recuperação e Prevenção” – no âmbito de “Acções de Informação” da Operação 2.1.4 – Do PDR 2020.

--- “Sustentabilidade dos Modelos Alimentares, Comerciais e Produtivos” – que se subdivide em três “painéis” – e que se enquadram no âmbito de um projecto europeu com a sigla “BOND” (“Alcançar Organizações e Redes de Desenvolvimento”, no caso para Agricultores na Europa).

Pela concretização – pública e institucional – do “Estatuto da Agricultura Familiar Portuguesa”

Após a ampla discussão já havida sobre este Tema desde o “7º Congresso da CNA“ - este realizado em Novembro se 2014 - e agora perante novas contribuições a considerar, a CNA pretende concretizar o “Estatuto da Agricultura Familiar Portuguesa” enquanto valorização prática e institucional da importância estratégica da Agricultura Familiar Portuguesa.

E de entre outros objectivos gerais, e também específicos, o “8º Congresso da CNA “ pretende aprofundar propostas e reclamações da CNA e Filiadas para defender e promover a Agricultura, a Produção e a Lavoura nacionais, no quadro da PAC e de outros acordos ditos “de livre comércio”.

Está prevista a participação do Ministro da Agricultura, Floresta e Desenvolvimento Rural, de entre outras Individualidades e demais Convidados.

Há encontro da Direcção da CNA com a Comunicação Social - às 16h30, 15 Abril, durante os trabalhos do “8º Congresso” (embora o Congresso funcione sempre “aberto”).

10 de Abril de 2018
A Direcção da CNA


- Comunicado PDF