Prazo para limpeza dos terrenos prolongado até Junho

O prazo para limpeza dos terrenos, que terminaria hoje, dia 15 de Março, será prolongado até Junho.

De acordo com a informação avançada esta quinta-feira no Portal do Governo, os proprietários estarão isentos de multas durante este período e o Conselho de Ministros irá aprovar legislação neste sentido.

Lembramos que a CNA tem denunciado as confusões e especulação na aplicação coerciva e repressiva da legislação que obriga à limpeza de faixas florestadas e reclamou a “suspensão” deste processo e mais respeito pelos direitos e interesse dos pequenos e médios Agricultores e Proprietários Rurais.

Nas Aldeias, até já apareceram os “espertos” a pressionarem os Proprietários e a oferecerem-se para as limpezas , cujos custos já encareceram bastante. Ora, muitos desses pequenos e médios Proprietários, pressionados de todas as formas, cedem “de boa vontade” e aceitam que lhes cortem as árvores todas e que as levem como pagamento do serviço ou seja, ainda ficam agradecidos a quem especula dessa forma com eles!... E até ficam disponíveis para vender, por “duas cascas de alho”, as suas Parcelas abrangidas…e antes que apanhem as tais multas…

A CNA reafirma também que devem ser aplicadas normas e práticas de Limpeza da Floresta preferencialmente em colaboração voluntária entre todos os intervenientes.

Ler posicionamento da CNA