Saudação da CNA ao Movimento Democrático das Mulheres

Saudação da CNA à Manifestação Nacional de Mulheres promovida pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM), dia 10 de Março, em Lisboa.

As mulheres têm um papel imprescindível na manutenção de um mundo rural habitado e vivo, contribuindo para o desenvolvimento local e social, pois são elas que, frequentemente sós, asseguram o trabalho na exploração agrícola, cuidam dos filhos e do lar, acolhem os mais idosos, tantas vezes acumulando com outra actividade profissional.

Este seu papel indispensável não é reconhecido pois, nas zonas rurais e na agricultura, muitas mulheres não são consideradas como trabalhadoras, não são contabilizadas nas estatísticas do emprego, não beneficiando por isso da necessária e justa protecção social.

Por isso, as mulheres agricultoras e rurais que integram a CNA solidarizam-se com a Manifestação Nacional de Mulheres promovida pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM) porque também na agricultura, nos campos, nas zonas rurais, o não reconhecimento dos direitos e as políticas sociais atingem de forma particular as mulheres agricultoras, particularmente as da Agricultura Familiar, por cujo reconhecimento a CNA luta.

Seguindo a divisa da Via Campesina, “com um movimento feminista e a soberania alimentar, construímos um movimento para mudar o mundo!” a CNA saúda as mulheres portuguesas, saúda esta grande iniciativa do MDM e todas e todos os participantes nesta grande iniciativa, pela Igualdade e Justiça Social, no Presente, com Futuro.

A Direcção da CNA
10 de Março de 2018


- Saudação