Newsletter nº 25
|
Dezembro 2009

 Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter clique aqui

 Até sempre, Roberto Mileu!

Roberto Joaquim Mileu Merino foi a sepultar na Terça-Feira, dia 29 de Dezembro, 2009, no cemitério do Alto de S. João, em Lisboa. O corpo estivera em Câmara Ardente desde o dia anterior na Igreja de S. Francisco de Assis.

Para além de Familiares, de Dirigentes e Trabalhadores da CNA e Associadas, foram muitos os Amigos e Companheiros de Roberto Mileu que se juntaram em Lisboa, no Alto de S. João, para prestar uma última homenagem a este Dirigente da CNA e especialista em questões agro-rurais. Veio Povo de Santo Amaro e de Sousel, a sua terra e concelho de origem, e veio Povo de vários pontos do País.

Da parte das entidades oficiais, destaca-se a presença:- do Sr. Ministro da Agricultura; do Eng. Sevinate Pinto em representação de sua Excelência o Sr. Presidente da República; do Secretário de Estado das Florestas; do Director Regional da Agricultura do Ribatejo e Oeste; do Eurodeputado Capoulas Santos e dos Deputados Miguel Freitas (PS), Agostinho Lopes (PCP) e José Luís Ferreira (PEV).

Roberto Mileu foi um firme, persistente e esclarecido lutador pela causa dos nossos Agricultores, da Agricultura Familiar e do Mundo Rural.

Foi um Homem generoso, que dava imenso valor à amizade e ao relacionamento cordial mesmo para com aqueles de quem discordava ou a quem se opunha.

O seu exemplo de vida e de luta manter-se-á vivo entre nós.
>> saber mais

  BALFLORA faz chegar reclamações dos Agricultores ao Governador Civil de Viseu

No dia 29 de Dezembro, no âmbito da Jornada Regionalizada de Reclamação, uma delegação da BALFLORA constituída por elementos da Direcção e por alguns Agricultores entregou ao Governador Civil de Viseu um documento com as principais reclamações dos Agricultores da Região. Este documento foi também distribuído na Feira Semanal de Viseu e divulgado numa conferência de imprensa que se seguiu ao encontro com o Governador Civil. >> saber mais


  Dados do INE demonstram a crise que o Governo tentou esconder

A CNA considera que os dados divulgados recentemente pelo INE vêm demonstrar a razão dos Agricultores Portugueses, do seu desespero e das suas reclamações face à crise que o anterior Governo nunca quis reconhecer. Segundo o INE, o rendimento da actividade agrícola deverá cair 2,9% este ano, ao mesmo tempo que deverão ter desaparecido cerca de 10.600 UTAs (unidades de trabalho por ano) de mão-de-obra agrícola. >> saber mais


  CNA recebida em audiência pelo Senhor Cardeal Patriarca

A pedido da CNA, o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa recebeu a Confederação em audiência, no Patriarcado, no dia 17 de Dezembro. A crise em que vivem a Agricultura e os Agricultores Portugueses; as perspectivas que se colocam; o importante e pertinente “Discurso” proferido por Bento XVI na recente Cimeira Mundial (Roma) da FAO - Organização de Agricultura e Alimentação das Nações Unidas, foram os principais assuntos expostos pela CNA nesta audiência.


 Jornadas Técnicas Apícolas Avis mellifera 2009 decorreram em Avis

As Jornadas Técnicas Apícolas Avis mellifera 2009, promovidas pela ADERAVIS, decorreram no passado dia 5 de Dezembro e alcançaram um número recorde de participantes. Estiveram presentes cerca de 100 apicultores de todo o país, desde o Minho, Douro e Trás-os-Montes até ao Algarve, passando obviamente pelas Beiras, Estremadura, Alentejo e Ribatejo. No âmbito da iniciativa realizou-se um workshop, um colóquio e também um Concurso de Mel. >> saber mais



Importação de batata
Portaria n.º 1420/2009. D.R. n.º 243, Série I de 2009-12-17
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

Estabelece medidas adicionais temporárias de protecção fitossanitária relativamente à importação de batata de consumo originária do Egipto e revoga a Portaria n.º 135/2009 , de 2 de Fevereiro

Código Florestal
Lei n.º 116/2009. D.R. n.º 247, Série I de 2009-12-23
Assembleia da República

Prorroga por 360 dias o prazo de entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 254/2009, de 24 de Setembro, que, no uso da autorização concedida pela Lei n.º 36/2009, de 20 de Julho, aprova o Código Florestal

Géneros alimentícios para animais
Portaria n.º 1450/2009. D.R. n.º 249, Série I de 2009-12-28
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

Altera a Portaria n.º 1073/2008, de 22 de Setembro, que fixa a forma de cálculo das taxas devidas pela realização de actividades de inspecção hígio-sanitária, verificação e auditoria no âmbito do controlo oficial nos estabelecimentos ou operadores que desenvolvam actividades relativas aos alimentos e aos géneros alimentícios para animais
>> saber mais



FICHA TÉCNICA
Edição e Propriedade:
Confederação Nacional da Agricultura    Director: João Dinis    Editora: Adélia Vilas Boas

Para receber a nossa newsletter, por favor, clique aqui
Caso pretenda deixar de receber a newsletter da CNA clique aqui


CNA - Confederação Nacional da Agricultura | Rua do Brasil, 155 | 3030-175 Coimbra
Tel.: 239 708960 | Fax: 239 715370 | url: www.cna.pt | e-mail: cna@cna.pt