2024-02-06

UABDA promove grande marcha de tratores em Estarreja!

A União dos Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro (UABDA), com o apoio da CNA, organizou na última sexta-feira, 2 de Fevereiro, uma marcha de tractores, em Estarreja.

A manifestação começou às 10h00, na rotunda NAC. 224 com NAC. 109 e contou com mais de 200 tractores.

Os agricultores reclamaram o aumento do preço do leite pago ao produtor, contra a falta de respostas concretas para a resolução dos problemas estruturais do sector por parte dos sucessivos governos, a subjugação às políticas da PAC, e ainda, reclamou-se a reversão dos cortes nos apoios e o controlo sobre os aumentos dos factores de produção que têm vindo a agravar as condições e ameaçar os meios de subsistência de tantos agricultores!

Carlos Alves, da UABDA, referiu ainda que se deve travar a especulação dos mercados, que coloca os agricultores em concorrência com os hipermercados de forma injusta, forçando-os a descer os seus preços, impactando os rendimentos anuais dos agricultores.

No distrito de Aveiro encerraram 2000 explorações leiteiras, 200 das quais só no ano passado. Mais de 30 anos de PAC, o fim das quotas leiteiras, anos consecutivos de baixos preços à produção, elevados custos para produzir e lucros que só acumulam na conta dos grandes grupos económicos, deixaram os produtores de leite em ruínas.