2023-10-09

Perante as crises globais, construímos a Soberania Alimentar para assegurar um futuro para a humanidade

 

(Bagnolet, 25 de Setembro de 2023) No dia 16 de Outubro de 2023, nós, camponeses do mundo, reunimo-nos mais uma vez para comemorar o Dia Internacional de Acção pela Soberania Alimentar contra as Empresas Multinacionais. Neste dia, o movimento global pela Soberania Alimentar denuncia o controlo dos sistemas alimentares nas mãos das multinacionais do agronegócio. Uma rede corporativa global que está a intensificar a fome de milhões de pessoas no mundo, assim como a massificação da desnutrição que constituirá uma doença crónica nas novas gerações.

É inaceitável que haja cada vez mais pessoas a passar fome no mundo e que a insegurança alimentar se intensifique e afecte um terço da população mundial. As crises globais e as grandes deslocações migratórias, que afectam milhões de pessoas e os seus povos, concentram-se num contexto de crise climática e ambiental que afecta toda a humanidade.

Vivemos um cenário de monopolização generalizada em todos os sectores alimentares. A nossa produção agrícola, as sementes, as terras e os territórios estão a ser monopolizados. Os direitos camponeses ao rendimento e a uma vida digna, bem como à autonomia dos nossos povos, estão a ser violados. Vivemos uma crise alimentar sem precedentes que está interligada à crise climática, às guerras, à corrupção, ao controlo dos meios de comunicação social, ao racismo institucional e ao neofascismo. Nós, camponesas e camponeses, continuamos a ser criminalizados, deslocados e os nossos meios de subsistência confiscados.

 

Mobilizamo-nos perante as crises mundiais

 

Este ano a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura - FAO realiza o Fórum Mundial da Alimentação de 16 a 20 de Outubro, preocupa-nos que as grandes corporações continuem a capturar este espaço para os seus próprios interesses. Por este motivo, juntamente com os nossos aliados, no próximo dia 16 de Outubro mobilizar-nos-emos novamente para denunciar as falsas soluções que o poder corporativo, conivente com muitos governos, promove e força para aparentemente resolver estas crises. Sem a Soberania Alimentar não conseguiremos garantir um futuro para a humanidade!

Este ano celebramos também 27 anos da nossa luta organizada pela Soberania Alimentar, uma luta que se tem diversificado e materializado desde o nível local até à escala global. 

Levaremos todo este percurso e reflexões para a nossa VIII Conferência Nacional que realizaremos em Dezembro em Bogotá, Colômbia, onde dedicaremos um momento importante para falar dos nossos avanços e aprendizagens nestas quase 3 décadas de mobilizações.

Temos o enorme desafio de fazer com que a implementação da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses e Outras Pessoas que Trabalham em Zonas Rurais (UNDROP) avance. Temos ainda o desafio de construir um quadro comercial global e alternativo para acabar com a voracidade dos Acordos de Comércio Livre e da OMC, de consolidar um tratado vinculativo efectivo contra as multinacionais para proteger os acordos colectivos e individuais de trabalho dos trabalhadores rurais, assim como os direitos territoriais, da natureza, comunitários, de produção e serviços básicos das comunidades das zonas afectadas pelas multinacionais. Devemos também continuar a promover a Agroecologia Camponesa e o Feminismo Camponês Popular como ferramentas políticas do nosso movimento para o nosso povo.

 

Junte-se a esta acção global!

 

Somos camponeses, mulheres, jovens, povos rurais diversos, povos indígenas, pescadores, migrantes, trabalhadores rurais e um enorme grupo de pessoas que queremos que a Soberania Alimentar seja um direito básico, para garantir a paz e a justiça social para os nossos povos. Junta-te às nossas acções em todo o mundo.

Junta-te à nossa acção virtual no próximo dia 16 de Outubro. Tira e envia uma fotografia da tua acção com o nosso slogan “Perante as crises globais, construímos a Soberania Alimentar para garantir um futuro para a humanidade”. Marca-nos nas redes sociais ou envia-nos as fotografias e/ou vídeos para communications@viacampesina.org. Fá-lo utilizando as seguintes hashtags:  #NoFutureWithoutFoodSovereignty #16Oct23 #LaViaCampesina #8ConfLVC

  • Organiza-te com o teu bairro, comunidade ou organização local para mostrar o enorme valor e legado da luta pela Soberania Alimentar.
  • Organiza eventos e participa em feiras agroecológicas, onde se dignifica o trabalho dos camponeses locais e se discute a sua situação.
  • Personaliza o cartaz oficial e adapta-o à tua língua local. Descarrega e partilha o nosso KIT DE COMUNICAÇÃO, os nossos vídeos e publicações durante esta jornada de mobilizações.