Orçamento da UE
2007-2013

Tomadas de posição-CNA


 

 



Saiba mais

 

 

 


BUZINÃO PARA ACUDIR À LAVOURA DURIENSE
Quarta-feira, 27 de Julho - Peso da Régua

                                                                            “BUZINÃO” na Régua
                                                         Transformou-se numa grande iniciativa
                                                 de protesto e reclamação da Lavoura Duriense.

De facto, o “Buzinão” promovido pela AVIDOURO na Régua – 27 de Julho – transformou-se numa grande iniciativa de protesto e reclamação da Lavoura Duriense.  Foi mesmo a maior iniciativa na Régua dos últimos anos.

A partir das 8 horas da manhã, junto à Rotunda das Freguesias, ao cimo da Régua, formou-se uma extensa coluna com mais 300 viaturas. Tractores à frente, com participantes provenientes de toda a Região Demarcada do Douro. 

E logo aí houve uma primeira concentração, com algumas dezenas de Agricultores e Agricultoras a juntarem-se para ouvir as primeiras intervenções a cargo da Direcção da AVIDOURO.  Saudações, informação e esclarecimento sobre aquela iniciativa que estava prestes a iniciar-se.  Sobre o trajecto a seguir, sobre as principais reclamações, objectivos e apelos.

Em síntese:

-  “Contra o roubo das 25 mil Pipas de “Benefício”.   Por melhores Preços à Produção dos Vinhos do Douro e do Generoso/Porto.

- Por um “Plano de Emergência para o Douro” (ver documento/nota à Comunicação Social).

E logo arrancaram tractores, carrinhas, automóveis, carregados com pequenos e médios Lavradores Durienses, com muito familiares também, a seguirem a carrinha da organização que ia à frente logo depois da viatura da GNR destacada para abrir o trânsito.  Com faixas, cartazes e outros dísticos a darem conta das preocupações e propostas da AVIDOURO e dos Lavradores para acudir à situação crítica em que vivem a Região Demarcada do Douro e as suas Gentes.

“Sem muitos milhares de pequenos e médios Lavradores Durienses, não há Região Demarcada do Douro, não há Paisagem, não há Turismo” – afirmava-se pelas colunas de som. 

Passagem em frente à Estação de Caminhos de Ferro da Régua. Logo se entra na rua que leva ao IVDP e à Casa do Douro.  Aqui, um primeiro “imprevisto”.  Junto à Casa do Douro, esperavam a coluna do “Buzinão” umas centenas de Pessoas, de Lavradores. Portanto, paragem “obrigatória”…

Entretanto, a Direcção da Casa do Douro disponibilizava uma aparelhagem de som colocada na varanda fronteira. A Direcção da AVIDOURO aceitou e daí se fizeram mais intervenções.  Inclusive, o próprio Presidente da Casa do Douro usou da palavra mas teve algumas dificuldades para se fazer ouvir até final da sua intervenção. Um grupo de participantes, vários deles jovens, cá em baixo na rua, resolveu contestar buzinando e buzinando… Mas a Presidente da AVIDOURO, Berta Santos, e João Dinis em nome da Direcção Nacional da  CNA, intervieram e “conseguiram” pôr alguma água na fervura e recolocar as coisas no seu devido lugar.

Passada que foi esta fase de agitação, a coluna prosseguiu. Estendeu-se, virou e subiu em direcção à Câmara Municipal da Régua.  Aqui, nova paragem, desta vez prevista. 

Uma delegação da AVIDOURO foi entregar um documento, em mão, ao Presidente da Câmara com o apelo para a solidariedade dos Autarcas da Região Demarcada do Douro para com a Lavoura e os Lavradores.  Mensagem a que o Presidente da Câmara correspondeu, tendo-se disponibilizado para levar o documento até ao Governo e a outros Presidentes de Câmara da Região.

E de novo a coluna em marcha. Passagem em frente do Estádio Municipal. Subida pela calçada até à Rotunda das Freguesias de onde tinha arrancado quase três horas antes. 

Ao longo de todo o percurso, nas paragens e arranques da coluna do “Buzinão”, foram muitas e muitas as centenas de Pessoas - População da Régua e de Povoações vizinhas - que puderam ver e apreciar a iniciativa da AVIDOURO e que, bastas vezes, exprimiram a sua solidariedade.

Já no final, nova e última concentração, a pé.

Oportunidade para fazer o balanço ao “Buzinão”, àquela grande iniciativa, àquele grito de alerta da Região Demarcada do Douro. Entretanto, o “eco” já devia ter chegado a Lisboa (até porque a Comunicação Social esteve em peso…).

“AVIDOURO  solicitou audiências à Ministra da Agricultura, à Comissão de Agricultura da Assembleia da República… Vamos esperar duas, três semanas para vermos que respostas concretas e positivas é que nos são dadas… Caso não fiquemos satisfeitos, podem contar com a AVIDOURO e com a CNA para continuarmos a luta pelos nossos sagrados direitos e pelos nossos interesses” – afirmou-se alto e a bom som. 

“Não nos dará consolo o Alto Douro Vinhateiro ser Património Mundial se por cá avançar a fome e se de cá se ´exportar´ miséria” – é outra das afirmações carregadas de simbolismo que hoje se ouviu na Régua.

Aliás, eram frequentes as “interrupções” feitas pelos Lavradores sublinhando, exactamente, a necessidade de continuarem unidos e em acção “e com toda a firmeza” – acrescentavam.

Com os votos de bom regresso a casa e com um ”até breve” se terminou esta grande iniciativa em defesa da Lavoura e da Região Duriense.

A Redacção

Fotografias

>> Fotografias do Buzinão

Documentos

>> Comunicado AVIDOURO: Buzinão (27/07/2011)

>> Comunicado AVIDOURO: Buzinão quarta-feira, dia 27 de Julho, no Peso da Régua

>> Comunicado AVIDOURO: Redução do "benefício" em 25 mil pipas é um roubo à Lavoura Duriense

>> Folheto de Mobilização

                                                                  Imprensa

Douro: Buzinão contra a crise e corte de benefício

Sapo Vídeos/Lusa - 27/07/2011


Vitivinicultores do Douro fizeram buzinão na Régua

RTP - 27/07/2011


Buzinão na Régua contra a crise e corte de benefício no vinho do Porto

Lusa - 27/07/2011


Vitivinicultores promovem 'buzinão' na Régua

Correio da Manhã - 27/07/2011


Centenas de tractores e carrinhas em buzinão contra a crise no Douro
Jornal de Notícias - 27/07/2011


Buzinão na Régua contra a diminuição de benefício de vinho do Porto
Sol - 27/07/2011


AVIDOURO promove Buzinão

Tribuna do Douro - 25/07/2011


Agricultores agendam buzinão de protesto para quarta feira

Castedo - 25/07/2011


Douro: AVIDOURO promove "buzinão" no dia 27 contra a redução do benefício de vinho do Porto

Lusa - 20/07/2011