|
CNA PARTICIPA EM FORMAÇÃO SOBRE A GOVERNANÇA MUNDIAL DA AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO |
A CNA participou em Roma, nas instalações da FAO, nos passados dias 14, 15 e 16, numa formação promovida pelo Comité Internacional de Planificação para a Soberania Alimentar (IPC) sobre o tema da Governança Mundial Agrícola e Alimentar.
Nesta formação estiveram presentes várias organizações da Coordenadora Europeia – Via Campesina bem como outras organizações Europeias, que não estando ligadas à Coordenadora, pertencem à Via Campesina Internacional.
Um dos principais objectivos da formação foi o de dar a conhecer os vários processos que se têm vindo a desenhar com o objectivo “resolver” a questão da governança global para as questões da alimentação e agricultura que a crise alimentar de 2007/2008 fez despontar.
Destas iniciativas destaca-se a do Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, com a criação de um Grupo de trabalho de Alto Nível, a do G8, com a criação de uma Aliança Global para a agricultura e alimentação e uma outra, impulsionada por organizações da Sociedade Civil e por vários países, de reforma do Comité de Segurança Alimentar Mundial da FAO (CFS).
Destas iniciativas, a formação debruçou-se principalmente sobre o processo de reforma do CFS que tenta sustentar a base democrática de um país um voto, que afasta as principais instituições mundiais dominadas por alguns países e onde existe um processo de participação da sociedade civil, ao contrário das duas primeiras, que se caracterizam por manter alguns dos principais responsáveis pela crise alimentar, FMI, BM e OMC, na linha da frente, muito numa base pouco democrática de um dólar um voto e sem instrumentos reais de participação da sociedade civil.
Outro dos temas abordados foi precisamente o dos fóruns de auscultação da sociedade junto das instituições internacionais como é o caso do Fórum Campesino junto do FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Rural.
Salientar ainda, que os participantes nesta formação tiveram a possibilidade de assistir a dois comités técnicos da FAO, um sobre questões comerciais e outro sobre Agricultura.
|