Manifestação por ocasião da reunião dos Ministros da Agricultura da UE Mérida (Espanha) - 30 de Maio
No dia 30 de Maio, uma Delegação da CNA com vários dirigentes e muitos Agricultores das Filiadas, na sua maioria do Alentejo, participou numa mobilização em Mérida (Espanha) contra a Europa do Capital e da Guerra e, especialmente, contra o modelo agro-alimentar da União Europeia.
Esta iniciativa integrou as Jornadas Alternativas frente à reunião dos Ministros da Agricultura da União Europeia e reuniu mais de 40 organizações europeias, desde associações de cidadãos, grupos ecologistas, associações de consumo, organizações agrícolas, partidos políticos, ONGs, entre outras.
Da parte da CNA e como na ocasião se encontrava reunido, em Mérida, o Conselho Agrícola da UE – os ministros da PAC sob presidência espanhola – o principal lema foi: -“ POR OUTRA E MELHOR PAC – Queremos Produzir – Preços justos à Produção“. Lema este que se enquadra nos principais objectivos da Coordenadora Europeia – Via Campesina, estrutura de que a CNA faz parte e que foi uma das promotoras da manifestação.